201105.26
0

No programa Via Legal desta semana, Analice Bolzan esteve no Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, para mostrar como é difícil permitir o acesso dos visitantes sem que isso represente uma ameaça às espécies que vivem na reserva. Uma das dificuldades é controlar a velocidade de carros e ônibus que transportam os turistas. Não são raros os casos de atropelamento de animais dentro da unidade e, por isso, a Justiça avalia a possibilidade de restringir o tráfego de veículos.

O Via Legal também repercute decisão judicial que impediu que um remédio poderoso, mas também muito perigoso, passasse a ser fabricado em farmácias de manipulação. O Roacutan é usado no tratamento de espinhas e, de acordo com especialistas, se não for manipulado de forma correta, pode ser uma ameaça a quem usa e também a quem produz o medicamento. Viviane Rosa explica que cuidados devem ser tomados para evitar complicações.

Ainda em relação ao tema saúde, Erica Resende mostra a tentativa de se evitar contaminações pelo Bisfenol A. A substância, presente no plástico, é liberada quando o material é aquecido ou congelado. Em São Paulo, a Justiça Federal já determinou que os fabricantes informem no rótulo do produto se ele contém ou não o Bisfenol. Em outros países, a substância apontada como cancerígena já foi proibida por lei.

Outro destaque do Via Legal desta semana são os cuidados que precisa ter quem compra um imóvel tombado. Antes de fazer qualquer reforma no prédio, é preciso pedir autorização de órgãos como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Juliano Domingues esteve em Olinda onde os proprietários de um casarão foram multados por terem ignorado a necessidade de licença para a realização da obra.

O Via Legal é exibido na TV Justiça e em mais de 25 emissorasregionais. Confira os horários de exibição e assista também pelaInternet: www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com.

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira – 21h30min (inédito)
Sexta-feira – 18h (reprise)
Domingo – 18h (reprise)
Terça-feira – 12h (reprise)

Na TVE/RS
Segunda – 7h30min

Na Rede TV Cultura
Sábado – 7h30min

Na TV Brasil
Sábado – 8h30min

Fonte: Imprensa CJF

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *