201307.25
0
O programa Via Legal desta semana traz uma reportagem da equipe da Região Sul que aborda os problemas do atendimento médico. Marcelo Magalhães conta a história de uma mulher que ficou estéril por causa de uma infecção desenvolvida após o parto da primeira filha. Como acredita que foi vítima de erro médico, a moradora de Porto Alegre decidiu recorrer à Justiça Federal para que o hospital fosse responsabilizado. A batalha de Deisy Vieira não está sendo fácil, mas a primeira vitória já foi conquistada nos tribunais.
Outra reportagem fala sobre o desrespeito do Estado com quem depende do serviço público de saúde. Edna Nunes mostra o caso de um pernambucano que foi diagnosticado com uma doença grave nos olhos e precisava ser medicado o mais rápido possível. O remédio não faz parte da lista do SUS e, por isso, o homem decidiu recorrer à Justiça. A briga nos tribunais deu certo, mas a providência do poder público demorou demais e as consequências foram irreversíveis.
O Via Legal também explica o que pode acontecer com quem é submetido a condições inadequadas de trabalho. Para evitar que os funcionários desenvolvam as chamadas doenças laborais, o empregador deve ficar atento ao mobiliário seja na empresa ou no órgão público. Na Universidade Federal da Bahia, esse tipo de cuidado não foi tomado e uma servidora acabou sofrendo as consequências. Hoje aposentada por invalidez, a mulher decidiu denunciar o descaso.
Um comércio às avessas. Na feira da madrugada, em São Paulo, o atendimento acontecia durante a noite e atraia milhares de pessoas do país inteiro. Erica Resende explica porque esse evento tão tradicional acabou sendo suspenso pela prefeitura.  A promessa do governo é transformar o espaço em um shopping popular, mas os feirantes não se conformam com a medida e decidiram buscar ajuda nos tribunais.
Cidadania também é assunto desta edição do programa. Bernardo Menezes fala sobre a iniciativa da Justiça de levar informação a moradores da Cidade de Deus, na zona oeste do Rio de Janeiro. A comunidade, antes dominada pelo tráfico, foi pacificada pelo polícia e agora recebe a visita de juízes que se dedicam a orientar os cidadãos.
O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet. www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com
Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:
Na TV Justiça
Quarta-feira – 21h30min (inédito)
Sexta-feira – 18h (reprise)
Domingo – 18h (reprise)
Terça-feira – 12h (reprise)

Na TVE/RS
Segunda – 7h30min

Na Rede TV Cultura
Sábado – 7h30min

Na TV Brasil
Sábado – 8h30min

Fonte: Imprensa CJF