201110.27
0

Todos os anos, milhares de brasileiros recorrem aos tribunais para reclamar do atendimento recebido em hospitais públicos e particulares. Em boa parte dos casos, os autores afirmam ter sido vítimas de erros cometidos por profissionais que deveriam garantir a saúde da população. O Via Legal desta semana é todo dedicado ao assunto que tira o sono e, muitas vezes, a vida de quem busca tratamento médico no Brasil.

O principal destaque do programa é a polêmica envolvendo a chamada cirurgia de interposição de íleo. Realizado pelo médico Áureo Ludovico, o procedimento, que não é reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina, promete curar o diabetes. O método também é procurado por pacientes que querem emagrecer. Viviane Rosa esteve em Goiânia, onde um processo judicial questiona a técnica que já teria custado a vida de pelo menos sete pessoas. A defesa do profissional rebate as denúncias e garante que o índice de mortes é menor que o registrado nas cirurgias bariátricas convencionais.
 
Ainda sobre o tema, o programa relembra o drama de uma família do Sul do país que ainda tenta responsabilizar a rede pública por um erro grave. Uma dona de casa morreu depois de passar 14 anos em coma. Ela teve uma reação alérgica durante uma cirurgia de varizes. Dois irmãos da vítima procuraram a Justiça, alegando que o episódio destruiu a vida de toda a família. Dois dos três filhos da dona de casa se envolveram com drogas e foram mortos pela polícia. O processo ainda aguarda decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas já foram proferidas duas decisões determinando o pagamento de R$ 100 mil como indenização.

A edição também destaca os casos de erros e falhas envolvendo um momento especial para as mulheres. Estudos revelam que a obstetrícia é a especialidade que registra maior número de problemas. Uma das histórias mostradas nesta edição é a de uma moradora do Rio Grande do Norte que precisou passar por cirurgia para a retirada de uma gaze esquecida durante a cesariana. Por ordem da Justiça, a mulher será indenizada.

O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de em outras 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela Internet: www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com.

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira – 21h30min (inédito)
Sexta-feira – 18h (reprise)
Domingo – 18h (reprise)
Terça-feira – 12h (reprise)

Na TVE/RS
Segunda – 7h30min

Na Rede TV Cultura
Sábado – 7h30min

Na TV Brasil
Sábado – 8h30min

Fonte: Imprensa CJF